O que é "Placemaking"?
0 que é Placemaking, afinal? Placemaking é uma atividade centrada nas pessoas que inclui o planejamento, design e gerenciamento de espaços públicos, incluindo edifícios, ruas, centros de transporte, parques e muito mais.
8/23/20242 min read


Planejamento de arte comunitária: como funciona
Embora o planejamento de arte comunitária possa variar de acordo com o projeto, ele quase sempre envolve colaborações criativas, pesquisa abrangente e recomendações robustas – cada uma informada pela história e valores locais. Ele geralmente começa com a identificação do conjunto diverso de forças e capacidades de uma comunidade, que pode ser mais desenvolvido e amplificado ao longo do projeto.
Colaboração: Desde trabalhar com arquitetos e desenvolvedores até facilitar parcerias público-privadas entre organizações sem fins lucrativos e propriedades comerciais, o planejamento de arte comunitária é mais forte quando vozes diversas são priorizadas. Além do desenvolvedor ou planejador trazidos pela cidade, é importante incorporar criativos locais que possam informar e inspirar o trabalho, ao mesmo tempo em que ajudam a envolver a comunidade ao redor na tomada de decisões. Colaborações criativas também são essenciais para realizar pesquisas robustas e fornecer recomendações contextualizadas.
Pesquisa: Há muitas maneiras de aprender sobre um lugar. Para isso, há necessidade de uma extensa pesquisa, que geralmente inclui:
analisar tendências da indústria e o cenário demográfico;
revisar as políticas que podem impactar a arte, a cultura e o desenvolvimento comercial;
reunir um inventário de oportunidades artísticas e culturais, incluindo a própria arte pública;
e conduzir entrevistas com moradores locais.
Visão e Recomendações: Pesquisas baseadas em artes e conduzidas pela comunidade também envolvem reunir as partes interessadas do projeto (incluindo criativos locais) para workshops de desenvolvimento de visão. Nessas sessões, os resultados das pesquisas geram feedbacks para determinar a visão geral do projeto. Juntos, cria-se uma declaração de visão e uma lista de metas que orientam várias recomendações, que podem incluir:
oportunidades de programação de arte pública;
estratégias de financiamento;
tipologias e localizações artísticas;
um processo de seleção de arte pública;
e métricas para avaliar o sucesso.
O planejamento de arte comunitária vai além do planejamento mestre para amplificar o coração e a alma de um lugar – seu povo. E qual melhor maneira de expressar, envolver e elevar a experiência humana do que por meio da arte e da cultura?